Submissão feminina - Karen Colares
Simulador de Frete
- Calcular freteFazer teologia é ato político. Teologias feministas se desenvolvem de forma mais contundente quando articuladas às demandas dos movimentos feministas, dialogando com elas. Feminismo não mata ninguém. O machismo mata todo dia.
Teologias feministas tem objetivos análogos aos movimentos feministas como a emancipação da mulher e justiça de gênero. As mulheres são protagonistas da necessária "libertação da teologia" (Juan Luís Segundo) das amarras dogmáticas e colonizadoras de um clericalismo-patriarcal que as exclui da produção de conhecimento. A inclusão da justiça e igualdade de gênero no clamor por justiça social representa um avanço signi?cativo no campo da ética teológica. Submissão feminina: uma leitura bíblico-feminista é ética teológica comprometida com o Reino de Deus inaugurado por Jesus de Nazaré. O movimento de Jesus é essencialmente ético. Toda comunidade cristã é uma comunidade ética. Obviamente, toda hermenêutica dos textos bíblicos terá implicações ético-pastorais. O sexismo e o patriarcado contemporâneo tem raízes em textos como o código doméstico de Efésios 5,21-33. Karen oferece uma análise hermenêutica rigorosa para demonstrar como um texto bíblico colabora com a ordem kiriarcal.
Élio Gasda
Deixe seu comentário e sua avaliação
Comentários
Sandra Teresa Alves de Jesus
A obra rembum.conteúdo incrível e muito necessário em nosso tempo. Desde o processo de compra até a entrega, o atendimento da Editora Recriar é impecável. Super recomendo.
Ana Cristina Faustino
O livro é lindo, letras de bom tamanho.
Apesar de um tema muito complexo a autora consegue nos levar a compreender o caminho percorrido por ela em sua pesquisa. Uma leitura que nos capacita a buscar respostas e soluções para absurdas situações que nos mulheres vivemos dentro de comunidades religiosas.
Karen Colares
Doutora em Teologia da Práxis pela Faculdade Jesuíta de Filosoa e Teologia (FAJE), instituição na qual também realizou Mestrado em Teologia Sistemática. Possui Especialização em Bíblia pela Faculdades EST e também bacharelado em Teologia pela Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte (FATEBH). Atualmente, atua como professora da área bíblica no Instituto Santo Tomás de Aquino, onde está implementando a disciplina de Teologia Feminista. É pesquisadora do Grupo Teologia e Diversidade afetivo-sexua vinculado à FAJE. Karen integra, juntamente com seu esposo Enéas, a Comunidade Cristã Êxodo em Belo Horizonte. Ambos são participantes do presbitério local: ela serve na área de educação bíblico-teológica e ele no pastoreio.