É com grande admiração e alegria que ensaio algumas linhas sobre esse precioso livro de Karen Colares. Trata-se de um livro de uma pensadora/educadora capaz de pensar a vida educando pessoas para uma nova compreensão de si mesmas. Ela nos introduz num universo plural bem pouco comum no mundo das teologias chamadas acadêmicas; dialoga com o mundo atual conversando com as velhas interpretações teológicas presentes na tradição cristã. Ela aproxima mundos diferentes e semelhantes, revelando a complexidade das relações humanas e os enigmas de nossas crenças.
O pequeno livro de Karen é uma grande alerta para nossos purismos e um convite para nos ajudar a perceber a complexidade da vida e os limites das filosofias e teologias que a tradição nos legou como eternas. Nas linhas e entrelinhas de seu texto, ela nos convida a ter a coragem de explicitar nossas crenças, nossa intimidade, nossas razões como formas de vivenciar hoje nossas tradições religiosas como poesias e sentidos que se acrescentam às nossas vidas ou simplesmente as constituem.
Há que libertar-se dos excessos do legalismo, dos excessos de tradicionalismo, dos excessos de academicismo, todos frutos do patriarcalismo que corre em nossas veias.
Bem-vindo "Despertar" nessa luta comum em que as palavras que usamos e os sonhos que aspiramos nos convidam a compreender sempre de novo o lindo e complexo mundo que somos. Obrigada, Karen!
Ivone Gebara
- Título: Despertar
- Subtítulo: Os primeiros passos para construção de teologias feministas
- Autoria: Karen Colares
- Participações: Ivone Gebara
- Selo Editorial: Editora Recriar
- Data da Publicação: 2024
- Páginas: 140
- Edição: 1ª Edição
- Idioma: Português
- Código de Referência: RE2403F01
- Acabamento: Brochura
- Formato: 14 x 21 cm
- ISBN: 9786553721197
- Peso: 211gr
Karen Colares
É doutora em Teologia da Práxis pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), instituição na qual também realizou mestrado em Teologia Sistemática. Possui Especialização em Bíblia pela Faculdades EST e também bacharelado em Teologia pela Faculdade Evangélica de Teologia (FATE-BH). É pesquisadora do Grupo Teologia e Diversidade afetivo-sexual vinculado à Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Karen integra, juntamente com seu esposo Enéas, a Comunidade Cristã Êxodo em Belo Horizonte. Ambos são participantes do presbitério local: ela serve na área de educação bíblico-teológica e ele no pastoreio.