Combo Teologia feminista

0 Opiniões
Disponibilidade: Imediata

Por:
R$ 163,74

R$ 158,83 à vista com desconto Pix - Vindi

Produtos do kit

  • Submissão feminina - Karen Colares

    Ref: 2RE2308F1
    1 unidade
Ver todos os produtos do kit
 
Simulador de Frete
- Calcular frete
Sinopse

Dá pra fazer teologia com um pé de manacá? 

Este é um livro de hermenêutica bíblica. É ainda uma reflexão sobre pastoral. E espiritualidade. Melhor dizer que Odja Barros quer mais do que falar sobre teologia ela quer mostrar o metabolismo da teologia fazendo-se. Este é um livro de metodologia teológica: com que materiais? com quais perguntas? com quem? e Deus fazendo-se palavra. Há pelo menos dois modos de ler este livro fruto da reflexão de doutorado de Odja: uma possibilidade é acompanhar o relato do Grupo Flor de Manacá e suas leituras da Bíblia percebendo as escolhas que vão sendo feitas, as relações entre as mulheres e a igreja que são e a igreja que querem ser.  
Outra possibilidade de leitura é a de prestar atenção de que modo Odja faz a passagem entre a experiência de vida do grupo de mulheres (momento primeiro) e o texto teológico (momento segundo). Muito da questão do método na teologia da libertação e feminista esta na passagem, na transição, na recriação da primeira (vida) na segunda (teologia): como a vida se faz teologia? 
Nancy Cardoso

 

Estamos em tempos de luta pela inclusão das/os excluídos.  A teologia não pode ficar alheia a esse extraordinário processo histórico. Este livro é apenas uma tentativa de abrir-nos, homens e mulheres, para a necessária ressignificação de nossa herança cristã, para compreender o que cremos desde nossos corpos e nossas buscas. Através dessa publicação, abre-se um pequeno espaço para a voz das mulheres, para a valorização de sua história, poesia e pensamento, incluindo nela, como num coro interdependente, as vozes masculinas e as múltiplas vozes do universo.

 

 


Fazer teologia é ato político. Teologias feministas  se desenvolvem de forma mais contundente quando articuladas  às demandas dos movimentos feministas, dialogando com elas.  Feminismo não mata ninguém. O machismo mata todo dia. 
 Teologias feministas tem objetivos análogos aos movimentos feministas como a emancipação da mulher e justiça de gênero.  As mulheres são protagonistas da necessária "libertação da teologia" (Juan Luís Segundo) das amarras dogmáticas e colonizadoras de um clericalismo-patriarcal que as exclui da produção  de conhecimento. A inclusão da justiça e igualdade de gênero no clamor por justiça social representa um avanço signi?cativo no campo da ética teológica. Submissão feminina: uma leitura bíblico-feminista é ética teológica comprometida com o Reino de Deus inaugurado por Jesus de Nazaré. O movimento de Jesus é essencialmente ético. Toda comunidade cristã é uma comunidade ética. Obviamente, toda hermenêutica dos textos bíblicos terá implicações ético-pastorais. O sexismo e o patriarcado contemporâneo tem raízes em textos como o código doméstico de Efésios 5,21-33. Karen oferece uma análise hermenêutica rigorosa para demonstrar como um texto bíblico colabora com a ordem kiriarcal.
Élio Gasda

Ficha Técnica
Código620
CategoriaCOMBOS PROMOCIONAIS
DisponibilidadeImediata
Avaliações

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
E-book
Sobre o autor

Produtos visitados