Capitalismo como religião - Allan Da Silva Coelho

1RE216F3
0 Opiniões
Disponibilidade: Imediata

Por:
R$ 64,90

R$ 62,95 à vista com desconto Pix - Vindi
 
Simulador de Frete
- Calcular frete
Sinopse

Como tem apontado os teólogos do DEI e, na sua esteira, o teólogo coreano-brasileiro Jung Mo Sung, os ídolos capitalistas – o próprio Capital, o Mercado, a Dívida Externa, o FMI, a OMC etc. – são objeto de um culto fanático, intolerante, que exige o sacrifício de inúmeras vidas de pobres, de negros, de crianças, de mulheres, de indígenas. Um culto que requer também – e isto já havia sido previsto por Benjamin – um outro tipo de sacrifício: o da Natureza, da Mãe Terra, vítima da voracidade destrutiva de um sistema econômico intrinsecamente perverso. (...) 
A junção explosiva de Walter Benjamin com o cristianismo da libertação, tal como a formula neste belo livro Allan Coelho, nos dá armas intelectuais, éticas, políticas e teológicas para combater, do ponto de vista de suas vítimas, a mortífera, idólatra e impiedosa religião capitalista.
Michael Löwy

O centenário, e hoje famoso, pequeno texto de Walter Benjamin, de 1921, O capitalismo como religião, que só foi descoberto na década 1980, é um marco na discussão desse tema. Ao seu lado, alguns pensadores da Teologia da Libertação Latino-americana, como Hugo Assmann e Franz Hinkelammert, começaram, já na década de 1970, a analisar o capitalismo como religião, como um tipo de religião idólatra que exige sacrifícios de vidas humanas. As duas linhas de pensamento são extremamente convergentes, criativas e “heterodoxas”; merecem ser lidas e, se possível, estudadas por aqueles que lutam para sair desse labirinto em que estamos.
Jung Mo Sung

 

Ficha Técnica
Código1RE216F3
código de barras9786586242737
CategoriaCatálogo
MarcaRecriar
DisponibilidadeImediata
Características
  • Autor: Allan Da Silva Coelho
Avaliações

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Sobre o autor

É licenciado em Filosofia (UniFAI), mestre e doutor em Ciências da Religião (UMESP). Recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese na área Filosofia/Religião em 2015. Fez sua pesquisa de pós-doutorado sob a supervisão de Michael Löwy no CéSor - Centre d'études en sciences sociales du religieux, da École des hautes études en scienses sociales, na França. É professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco (USF). Tem se dedicado à relação entre a formação humana, os modos de ser e o fetichismo. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPQ Fetichismo e Pensamento Crítico e compõe os GPs Religião e Educação e Teoria Crítica e Educação (que integra o GT 17 Filosofia da Educação da Anped). A pesquisa deste livro contou com financiamento da CAPES.

Produtos visitados