Religião e psicanálise - Gabriel Binkowski; Edin Abumanssur; Eduardo Silva (Orgs)

2RE229F2
0 Opiniões
Disponibilidade: Imediata

Por:
R$ 54,90

R$ 53,25 à vista com desconto Pix - Vindi
 
Simulador de Frete
- Calcular frete
Sinopse

Ir além do futuro de uma ilusão, significa rever o conceito psicanalítico e freudiano de ilusão. A combinação que dá título a este livro traz a condensação entre "Mais além", ou seja, o "Mais Além do Princípio do Prazer", publicado em 1920, onde aparece, pela primeira vez, a noção de pulsão de morte, escrito três anos antes de "O Futuro de uma Ilusão", a análise mais extensa e sistemática de Freud sobre o fenômeno da religiosidade. Em outras palavras, se as ilusões são importantes para sobrevivermos psiquicamente ao desamparo, o que dizer de quando elas tomam conta da casa e começam a orquestrar a pulsão de morte? O futuro da ilusão é uma pergunta sobre o futuro da religião em um mundo, desde Max Weber, cada vez mais desencantado e ausente de milagres ou participação mágica ou mística, principalmente em nosso cotidiano. Ou seja, a expectativa de que nosso cotidiano e nossas decisões, comunidades e instituições se tornassem cada vez mais racionais e dirigidas por interesses e fins laicos mostrou-se correta e equivocada ao mesmo tempo. Correta porque o desencantamento do mundo efetivamente progride, mas equivocada porque não previu o sintoma das religiões neoliberais que, a partir dos anos 1980, criaram um compromisso com o reencantamento do mundo a partir da fetichização de certo tipo de mercadoria. Christian Dunker - prefaciador

Ficha Técnica
  • Selo Editorial: Editora Recriar
Avaliações

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Sobre o autor

Organizadores:

Gabriel Inticher Binkowski – Psicanalista e Professor no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Mestre em Clínica Transcultural e Doutor em Psicologia pela Université Sorbonne Paris Nord. Membro do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política e da Unité Transversale de Recherche Psychogenèse et Psychopathologie. É supervisor clínico no Grupo Veredas: Psicanálise e Migração. Também é um dos coordenadores do Relapso – Grupo Interuniversitário de Pesquisa em Religião, Laço Social e Psicanálise.


Edin Sued Abumanssur – Sociólogo, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da PUC-SP. Líder do Grupo de Estudos do Protestantismo e Pentecostalismo (GEPP). Aprendiz no RELAPSO.


Eduardo Silva – Psicanalista e Teólogo com Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica Coordena a Clínica Pública de Psicanálise Rua do Rio que atua na Favela do Jacarezinho no Rio de Janeiro. Pesquisador no grupo Relapso – Grupo Interuniversitário de Pesquisa em Religião, Laço Social e Psicanálise.

Produtos visitados