E garanta 10% na primeira compra
O novo momento de Paulo - Catherine Pickstock; John Milbank; Creston Davis; Slavoj Zizek
Simulador de Frete
- Calcular fretePaulo. Este nome tem sido pronunciado cotidianamente ao redor do mundo. Direta ou indiretamente, por religiosos ou não-religiosos, lá está, na teologia, na literatura ou na política, o fantasma do apóstolo. Talvez, na boca daqueles que falam Jesus, haja mais Paulo do que Jesus. Isto porque, claro, grande parte dos projetos teológico-políticos que repercutiram as tradições antigas do cristianismo são paulo-cêntricos para prosseguirem falo-cêntricos. Saulo, Paulo, Falo - uma genealogia estratégica. A única possível? Não. Mas, certamente, a vencedora. Nasce uma crença hegemônica, resultante da inseminação miraculosa das vontades de um "Autor Divinamente Inspirado". Aí está o núcleo do problema-Paulo, que tem sido tomado como um. Um sujeito, um autor, um teólogo de pretensões apologéticas, um defensor da verdade única: o cristianismo como religião universal. Paulo foi, assim, capturado pela mitologia branca do ocidente capitalista - fono, falo, logo - cêntrica. Sabe-se, porém, que o nome pronunciado é um nome produzido. Não há presença, nem intenção, nem autor. Temos produções, que, como tais, podem ser construídas ou desconstruídas - conhecidas nas suas textualidades e investigadas nas forças do pensamento que são capazes de mobilizar. É o que esta obra nos possibilita: celebrar, junto com o Paulo-aos-Filipenses, o lucro da morte do Paulo-Presença, ou com um outro Paulo, o Paulo-aos-Coríntios, a produtividade daquilo que se faz outro, o devir daquilo que se faz outro de si mesmo: o judeu para com judeus, o não-judeu para com o não-judeu, o fraco, o tolo, o louco, o outro. O devir-Paulo. Acompanhemos, pois, o devir-Paulo na escritura, que é morte, testemunho e ressurreição - tudo ao mesmo tempo, agora, no evento-texto.
Fellipe dos Anjos
Deixe seu comentário e sua avaliação
Comentários
Renato Almeida de Oliveira
Excelente obra, que relaciona cristianismo e filosofia numa Perspectiva contemporânea.
John Milban
É um teólogo inglês anglo-católico e professor emérito do Departamento de Teologia e Estudos Religiosos da Universidade de Nottingham. Sua obra ultrapassa as fronteiras disciplinares integrando temas como a teologia sistemática, a teoria política e a filosofia.
Slavoj Žižek
É um Filósofo esloveno e teorista cultural. Sua obra, conhecida por seu estilo deliberadamente provocativo e sua tendência ao humor, se concentra em temas como a psicanálise, a política e a cultura popular.
Creston Davis
É fundador e diretor do Centro Global de Estudos Avançados (GCAS) e professor do GCAS College, em Dublin. Suas pesquisas se concentram em consciência futura, sustentabilidade e tecnologias avançadas
Catherine Pickstock
É uma teóloga inglesa, professora de Divindade na Universidade de Cambridge desde 2018. Suas pesquisas se concentram na relação entre teologia e filosofia, e em ambas com a língua, a poesia e a história.