Evangélicos e política - André Anéas; Lucas Merlo; Rafael Gama (Orgs)

0 Opiniões
Disponibilidade: Imediata

Por:
R$ 57,90

R$ 56,16 à vista com desconto Pix - Vindi
 
Simulador de Frete
- Calcular frete
Sinopse

Os evangélicos parecem viver num mundo permeado pelo que a filosofia da religião entende como um mundo mágico. A mágica tem vocação dramática. Ela põe em ação forças misteriosas que podem gerar o bem, a beleza, a maldade, a destruição, o fim da vida de alguém em particular ou do mundo, como nas narrativas mágicas apocalípticas conhecidas na literatura bíblica. Esta chave de leitura encontra eco nesta coletânea. O caráter vocacionado ao apocalipsismo do movimento evangélico aparece como território fértil para um discurso teológico político engajado no mundo contemporâneo nacional. Sabemos que a natureza da teologia é a política, sendo seus sacerdotes agentes do poder secular disfarçados de mediadores do sobrenatural. Por isso, a politização do movimento evangélico não data apenas da última década, mas, a mídia, desde os anos 80, vem apresentando estereótipos do que seria um evangélico e seu projeto de país pautado pela “Bíblia como Constituição”.  Enfim, esta é uma coletânea a serviço de um entendimento do evangelicalismo brasileiro para além do senso comum. 
LUIZ FELIPE PONDÉ


O livro que o leitor tem em mãos ajuda a entender um dos principais dilemas políticos brasileiros do presente: a relação entre evangélicos e a política da extrema direta no país. A obra vem em boa hora para o debate público brasileiro. O leitor certamente encontra nele não só análises sobre as últimas décadas da política e sociedade brasileira, em que os evangélicos foram ganhando espaço e protagonismo. Mas encontra também ferramentas para entender o momento em que ainda estamos e estaremos nos próximos anos. Uma contribuição, portanto, não só intelectual, mas também política, na formação dos setores democráticos da sociedade brasileira que tanto vêm sendo mandatados. Em um cenário em que evangélicos, na próxima década, já serão a maioria da sociedade brasileira, compreender esse grupo, na sua heterogeneidade e pluralidade, é uma das nossas grandes tarefas.

VINICIUS S ARAGIOTTO MAGALHÃES DO VALLE

Ficha Técnica
  • Título: Evangélicos e política
  • Organizador (es): André Anéas / Lucas Merlo / Rafael Gama
  • Selo Editorial: Editora Recriar
  • Ano da Publicação: 2023
  • Páginas: 204
  • Edição: 1ª Edição
  • Idioma: Português
  • Código de Referência: RE2306F01
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: 16 x 23 cm
  • ISBN: 9786553720909
  • Peso: 338
Avaliações

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Sobre o autor

André Anéas é doutorando e mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (FTBSP). É autor dos livros A racionalização da experiência de Deus (CRV, 2019) e Protestantismo e Mística razão e experiência mística no protestantismo histórico (Fonte Editorial, 2016) e organizador das obras Diálogos sobre a experiência de Deus (Recriar, 2020) e Diálogos sobre a experência de Deus II – questões sobre mística (Recriar, 2022). 

Lucas Merlo Nascimento é doutorando em Teologia (Análise e Interpretação da Sagrada Escritura) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), mestre em Ciências da Religião (Literatura e Religião no Mundo Bíblico) pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (FTBSP).


Rafael da Gama é doutor e mestre em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação em história pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC). É autor do livro “A praga do Pará”: origem e crescimento do pentecostalismo assembleiano (Diaconia, 2022).

Produtos visitados