A força deste livro está naquilo que ele traz de mais surpreendente e significativo para a teologia brasileira: teólogos negros, teólogas negras, se uniram em um projeto comunitário para produzir teologia. Isto não é um fato que deva passar despercebido, como se tratasse apenas de um livro, não é.
Aqui celebramos. Esta obra tem um sopro profético, através daquilo que o seu subtítulo nos diz: os deslocamentos da teologia a partir das experiências negras. O que o leitor tem em mãos é uma obra que aponta a necessidade do (permanente) deslocamento da teologia, a meu ver, tão necessário para que ela continue a dizer alguma coisa para o mundo real das pessoas reais. A teologia precisa se deslocar a partir da experiência negra, indígena, LGBTQI+, das mulheres, dos clamores da terra.
A teologia deve sair da estagnação que, por séculos, a tornou quase incomunicável com as dores do mundo. Mas temos um livro que vem no fluxo do movimento do Espírito, que anima fé em um deslocamento que já começou, e não cessará.
Ronilso Pacheco
Teólogo, Pastor e Ativista em Direitos Humanos.
Organizadores: