[...] não se pode desconsiderar que a reconstrução de um cânone religioso de deslegitimação da exclusão da mulher no horizonte dos direitos fundamentais, das liberdades individuais e das estruturas religiosas, põe o dedo na ferida principalmente nos abismos da desigualdades, do ponto de vista social. Fato esse importantíssimo!
Torna-se, assim, uma urgência no universo da produção especializada, elaborar bons referenciais e Mulheres em Foco cumpre com maestria esta tarefa. Permite ao leitor/a desnaturalizar a violência contra as mulheres e pensar sobre a desconstrução de uma cosmovisão que se consolidou em inúmeras áreas de conhecimento e de saberes vivenciais: o papel subalterno da mulher e dos limites de sua atuação nos domínios do privado, do lar, e para os papéis sociais relacionados com ele, universo único onde seria possível manter o seu espírito e o seu corpo inferiores e pecaminosos resguardados da perdição, para si e para outros.
Professora Dra. Sandra Vidal Nogueira
- Título: Religião e violência: Mulheres em foco
- Organizador (es): Claudete Ulrich / Nelson Lellis
- Selo Editorial: Editora Recriar
- Data da Publicação: 2020
- Páginas: 166
- Edição: 1ª Edição
- Idioma: Português
- Código de Referência: RE2006F02
- Acabamento: Brochura
- Formato: 16 x 23 cm
- ISBN: 9786586242010
- Peso: 275gr
Organizadores
Claudete Beise Ulrich: Doutora em Teologia pelas Faculdades EST e Pós-doutorado emHistória pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Graduação em Teologia e no Programa de Pós-graduação Mestrado em Ciências das Religiões na Faculdade Unida-Vitória-ES.
Nelson Lellis: Doutorado em andamento em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); mestre em Ciências das Religiões, especialista em Ensino Religioso e Teólogo pela Faculdade Unida de Vitória-ES. Bolsista Capes. Membro do grupo de pesquisas Crelig (Dinâmicas Territoriais, Cultura e Religião). Colunista da Revista Senso e organizador da coletânea Religião e Política à Brasileira e Religião e Violência à Brasileira.
Autores
Abdruschin Schaeffer Rocha: Doutor em Teologia pela PUC – RJ. Professor da Graduação em Teologia e no Programa de Pós-graduação Mestrado em Ciências das Religiões na Faculdade Unida Vitória-ES.
Carolina Bezerra de Souza: Doutora (2017) e Mestra (2014) em Ciências da Religião pela PUC Goiás, bacharel em Teologia (2011) pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Engenheira Eletricista pela Universidade de Brasília (2000).
Cleinton Souza: Teólogo e sociólogo. Doutor em Sociologia pelo IESP-UERJ. Professor de Sociologia e Filosofia do IFES – Instituto Federal do Espírito Santo. Autor dos livros Religião, racismo e etnicidade (2010) e Sim, somos racistas: análise sociológica do racismo à brasileira (2015).
Fellipe dos Anjos Pereira: Mestre e doutorando em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Possui graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2011). Especialização (Lato Sensu) em Teologia Bíblica Sistemático-Pastoral pela FABAT - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil- RJ.
Haroldo Reimer: Doutor em Teologia (Bethel/DE) com pós-doutoramento em História (Unicamp). Professor na Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Ivoni Richter Reimer: Doutora em Filosofia/Teologia/Ciências da Religião (Universität Kassel) com pós-doutoramento em Ciências Humanas (UFSC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PUC Goiás). Editora-Gerente da revista Caminhos.
Lusmarina Campos: Mestra em Direito, bacharel em Direito e Ciências Sociais pela UFRJ, bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Trabalha com temas tais como: Violência Urbana e Paz, Justiça de Gênero e Intolerância Religiosa.
Osvaldo Luiz Ribeiro: Pós-doutor em Ciência da Religião (UFJF), doutor em Teologia (PUC-Rio), coordenador e professor do Departamento de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória (Mestrado Profissional em Ciências das Religiões). Pesquisa a Bíblia Hebraica no contexto da crítica histórico-social e dos métodos indiciários de investigação.
Valéria Cristina Vilhena: Pós-Doutoranda no PPGCR da Universidade Metodista de São Paulo, tendo como supervisor de pesquisa o prof. Dr. Lauri Emilio Wirti. Fundadora da EIG - Evangélicas pela Igualdade de Gênero. Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP). Mestra em Ciências da Religião (UMESP). Graduada em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP) e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Superior de São Paulo (INESUSP).