Combo - Teologia Negra
A série Profetismo e Insurgência traz colocações, de grande profundidade, sobre teologia negra, racismo e as questões raciais. Com abordagens curtas e rápidas, instigando os (as) leitores a se aprofundarem sobre os temas.
Volume 1: "Profetismo: utopia e insurgência"
"Sigamos alvoroçando e revolucionando o mundo.
Á todas e todos,
Profetismo e Insurgência!"
Há mais de um século, os territórios que chamamos de favelas têm sido alvo de muitas violências. As maiores são a violência quente que explode do cano das armas que ferem nossos corpos; e a violência fria da desumanização, que nos atinge em forma de racismo, de preconceito de classe, de abandono. O próprio Deus Pai-Mãe, que é quem nos acolhe, é a maior testemunha de que estamos resistindo para existir. Quando falta o Estado, é a igreja que dignifica; quando faltam os recursos, é a ética religiosa que alimenta o corpo/espírito; quando falta a esperança, é a teologia de favela que dá novo sentido aos pés exaustos e às mentes inquietas. Este livro não é um tratado teológico absoluto; não é uma produção para enfeitar estante de estudiosos. Teologia de Favela é uma prova de que as pessoas nas favelas, gente de fé, de força, de fragilidades, pensam e articulam relações contextuais e dinâmicas com Deus e o próximo. Assim, este livro deve ser celebrado porque reúne homens e mulheres que foram desafiados e renovados por uma reflexão/prática teológica que pode ser considerada desobediente, mas nunca estéril. Desobediente porque só quem pisa nesse chão devagarinho entende bem as perguntas que de lá podem brotar, e entende também que as respostas a elas não podem ser repetições teológicas com fedor de asfalto. Meu desejo é que este livro produza orgulho, afeto, festa. Desejo também que ele seja uma fonte de reflexão entre as famílias, nas comunidades de fé, e em qualquer beco e viela que tenha gente que se sabe amada por Deus, porque Nele não apenas vivemos e nos movemos: refletimos sobre Ele, sua ação em nós e por meio de nós nestes lugares que chamamos de favela, de casa. Isto é Teologia de favela e dela somos todos e todas testemunhas.
Priscila Gonçalves Cientista da Religião Autora de "Religião e violência na favela"
Desde o início de sua vida intelectual, Du Bois compreendeu que o associativismo e a política do povo negro, sua moral e seu sentimento étnico provinham de uma vida
religiosa intensa, tecida em torno da igreja, enquanto instituição social. Ao longo dos anos, em sua busca da "alma do povo negro", Du Bois refletiu sobre a história religiosa e formação racial moldada por denominações e igrejas negras. Este livro organizado pelo Projeto Du Bois, uma iniciativa do Núcleo AfroCEBRAP, coloca a disposição de todos nós, intelectuais antirracistas e cientistas sociais, uma reflexão pouco conhecida, de enorme densidade sociológica e de muita atualidade.
Antonio Sérgio Alfredo Guimarães - Professor titular da Universidade de São Paulo (USP),
Tinker Visiting - Professor na University of Chicago (Sociology e Center of Latin American Studies), e membro vitalício do Clare Hall, University of Cambridge, Reino Unido
A existência social do povo negro é fonte teológica legítima, em coerência com a territorialidade e a corporalidade do chão histórico da bíblia e de Jesus de Nazaré. A partir desta lente, Cone avalia a própria história e tradição teológica do Cristianismo. Não se trata de descartar tal Tradição, mas sempre de submetê-la ao interesse de libertação dos oprimidos, pois tal libertação é nada mais e nada menos do que a vontade manifesta de Deus. Se uma produção teológica nada tem a dizer sobre a emancipação dos pobres e a libertação concreta de todas as formas de opressão, então ela nada tem a dizer sobre o Deus da Bíblia.
Henrique Vieira (trecho extraído da apresentação)
Com esse livro, James Cone nos prepara para o enfrentamento dos falsos profetas, dos ideólogos do caos capitalista, dos mercadores da fé e dos fiadores do racismo que inundam as redes de televisão e púlpitos do mundo todo. Deus dos oprimidos é um libelo pela libertação e deixa evidente que não há outra opção para um cristão que não seja estar ao lado de Cristo. E estar ao lado de Cristo, segundo a teologia negra, é estar ao lado dos pobres, dos oprimidos, dos "condenados da terra", não
para contemplar o sofrimento, mas para a luta.
Silvio Almeida (trecho extraído do prefácio)