Kit - Karen Colares

0 Opiniões
Disponibilidade: Imediata

Produtos do kit

  • Despertar - Karen Colares

    1 unidade
Ver todos os produtos do kit
 
Simulador de Frete
- Calcular frete
Sinopse

Fazer teologia é ato político. Teologias feministas  se desenvolvem de forma mais contundente quando articuladas  às demandas dos movimentos feministas, dialogando com elas.  Feminismo não mata ninguém. O machismo mata todo dia. 
 Teologias feministas tem objetivos análogos aos movimentos feministas como a emancipação da mulher e justiça de gênero.  As mulheres são protagonistas da necessária "libertação da teologia" (Juan Luís Segundo) das amarras dogmáticas e colonizadoras de um clericalismo-patriarcal que as exclui da produção  de conhecimento. A inclusão da justiça e igualdade de gênero no clamor por justiça social representa um avanço signi?cativo no campo da ética teológica. Submissão feminina: uma leitura bíblico-feminista é ética teológica comprometida com o Reino de Deus inaugurado por Jesus de Nazaré. O movimento de Jesus é essencialmente ético. Toda comunidade cristã é uma comunidade ética. Obviamente, toda hermenêutica dos textos bíblicos terá implicações ético-pastorais. O sexismo e o patriarcado contemporâneo tem raízes em textos como o código doméstico de Efésios 5,21-33. Karen oferece uma análise hermenêutica rigorosa para demonstrar como um texto bíblico colabora com a ordem kiriarcal.
Élio Gasda


É com grande admiração e alegria que ensaio algumas linhas sobre esse precioso livro de Karen Colares. Trata-se de um livro de uma pensadora/educadora capaz de pensar a vida educando pessoas para uma nova compreensão de si mesmas. Ela nos introduz num universo plural bem pouco comum no mundo das teologias chamadas acadêmicas; dialoga com o mundo atual conversando com as velhas interpretações teológicas presentes na tradição cristã. Ela aproxima mundos diferentes e semelhantes, revelando a complexidade das relações humanas e os enigmas de nossas crenças.
O pequeno livro de Karen é uma grande alerta para nossos purismos e um convite para nos ajudar a perceber a complexidade da vida e os limites das filosofias e teologias que a tradição nos legou como eternas. Nas linhas e entrelinhas de seu texto, ela nos convida a ter a coragem de explicitar nossas crenças, nossa intimidade, nossas razões como formas de vivenciar hoje nossas tradições religiosas como poesias e sentidos que se acrescentam às nossas vidas ou simplesmente as constituem.
Há que libertar-se dos excessos do legalismo, dos excessos de tradicionalismo, dos excessos de academicismo, todos frutos do patriarcalismo que corre em nossas veias.
Bem-vindo "Despertar" nessa luta comum em que as palavras que usamos e os sonhos que aspiramos nos convidam a compreender sempre de novo o lindo e complexo mundo que somos. Obrigada, Karen!
Ivone Gebara

Avaliações

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Sobre o autor

Produtos visitados