O plano divino através dos séculos - Eric Martins

2RE2011F2
0 Opiniões
Disponibilidade: Imediata

Por:
R$ 39,90

R$ 38,70 à vista com desconto Pix - Vindi
 
Simulador de Frete
- Calcular frete
Sinopse

No mundo antigo, foi a Torre de Babel, mais recente o quadro o Plano Divino através dos Séculos. Ambos tinham o mesmo objetivo: controlar Deus e ter o nome famoso. A primeira opção não deu certo, mas a segunda, sim.  
Numa primorosa e original pesquisa, Eric Martins, faz uma análise desse quadro que fez a cabeça de gerações. (Confesso: tinha medo desse quadro quando era criança. E, participar da banca de mestrado na UMESP, me serviu como terapia).  Nossa iconoclastia é tão ciosa de crítica aos idolatras, mas nós evangélicos também tínhamos, e temos, as nossas idolatrias! O quadro é uma típica produção protestante estadunidense: enquadramentos, prazos, datas, propósitos e gráficos.  O desenho tem a seguinte pretensão: explicar alias, enquadrar - a ação divina da eternidade passada a eternidade futura.  O dispensacionalismo pentecostal mimetiza o calvinismo: determina o que Deus fez, faz e fará. E o mais grave: o que ele não pode fazer, pois, somente ele sabe tudo desse Deus que sabe tudo. Afinal, não é essa a função da teologia? De-fi-nir o divino!  
O texto faz uma análise histórica e estética. No mundo hitec de nossos tempos, o quadro original perdeu muito pela sua pobreza estética, mas a pretensão teológica do controle divino ainda está na moda. Os empreendedores da Torre de Babel fizeram escola! E lá e como cá, a confusão midiática é o resultado. O texto do Eric se não resolve tudo, pelo menos nos ajuda a entender o plano do Plano.  

Dr. Gedeon Freire de Alencar  

 

Avaliações

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Sobre o autor

Possui mestrado em Ciências da Religião pela UMESP. Pós-Graduado em História e Cultura no Brasil pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Formado em História pela Universidade do Grande ABC. Formado em Teologia pelo Seminário Betel Brasileiro. Tem atuado com professor na área de História do Cristianismo, História das Religiões e História da Educação.

Produtos visitados