Cruzadas contemporâneas - João Roberto Barros II; Tereza Spyer; Vinicius do Valle (Orgs.)

0 Opiniões
Disponibilidade: Imediata

Por:
R$ 79,90

R$ 77,50 à vista com desconto Pix - Vindi
 
Simulador de Frete
- Calcular frete
Sinopse

Nunca foi tão importante que brasileiros, especialmente acadêmicos e universitários, se informem sobre o fenômeno evangélico. E este livro abre caminho principalmente para quem se interessa pela intersecção entre os campos da religião e da política. As universidades desconfiam das igrejas da mesma maneira como religiosos omitem sua fé quando estão nas universidades. Isso acontece porque acadêmicos frequentemente desdenham das religiões como algo pré-científico; o pensamento progressista que viceja nos ambientes universitários combate aquilo que religiosos tendem a defender nas pautas de costumes. E a situação fica mais difícil quando esses religiosos são evangélicos, porque, sendo predominantemente pobres, pretos e periféricos, são percebidos como pobres sem grife, que geralmente rejeitam a posição de vítimas e - o pecado supremo - desejam prosperar na vida. Nem o marxismo nem o catolicismo cultural perdoam esse "pobre rebelde".
A boa notícia é que este livro foi produzido pensando no leitor universitário que, em muitos casos, preferiria investir em leituras menos desafiadoras. Os autores desta coletânea são especialistas no tema do cristianismo evangélico, mas são também habitantes das universidades. Suas perspectivas, em termos de valores, estão mais próximas da academia do que das igrejas, especialmente das conservadoras e fundamentalistas. Além dos autores acadêmicos, três pastores evangélicos contribuíram com textos. Eles trazem perspectivas de quem acompanha o fenômeno evangélico de dentro. Lemos, nesse sentido, a perspectiva dos "nativos" que, rejeitando o fundamentalismo, experimentaram o cotidiano nas igrejas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
E, finalmente, há a participação luxuosa de alguns acadêmicos que também são evangélicos. Isso não está dito no livro, mas é um aspecto importante, simbólico.
Hoje se fala muito de como o campo evangélico é diverso, mas essa informação geralmente permanece no âmbito da abstração. Lendo este livro, você terá contato com essa realidade a partir da contribuição de eruditos que vivem (e sofrem) nas brechas da polarização.
Juliano Spyer
Antropólogo e autor de Povo de Deus,
Quem são os evangélicos e por que eles importam.

Ficha Técnica
  • Título: Cruzadas contemporâneas
  • Subtítulo: Política e guerra cultural evagélica no Brasil
  • Organizador (es): João Roberto Barros II / Tereza Spyer / Vinicius do Valle
  • Selo Editorial: Editora Pluralidades
  • Ano da Publicação: 2024
  • Páginas: 316
  • Edição: 1ª Edição
  • Idioma: Português
  • Código de Referência: PL2407F02
  • Formato: 16 x 23 cm
  • ISBN: 9786589465812
  • Peso: 546gr
Avaliações

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Sobre o autor

João Barros II

 

 Doutor em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Ciências Sociais pela UBA (CONICET). Mestre em Filosofia também pela Unisinos. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC). É professor do PPGICAL-UNILA. Coordenador do projeto de extensão Evangélicos na América Latina (www.evangelicosepolitica.com.br) e do grupo de pesquisa Biopolítica na América Latina – UNILA. Editor-chefe da Revista Espirales (Qualis A1). Autor de Poder pastoral e cuidado de si em Foucault (2020) e Biopolítica no Brasil: uma  ontologia do presente (2022). Tem diversos artigos e capítulos publicados no Brasil e na Argentina.

 

Tereza Spyer

 

Professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), lotada no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) / Departamento de História (DEHIS) [Exercício Provisório]. Na Universidade Federal da Integração Latino-Americana  (UNILA) atua na Especialização em Ensino de História e América Latina (EHAL), no Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS).

 

Vinicius do Valle

 

Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo  (USP). Graduado em Ciências Sociais pela mesma Universidade (FFLCH-USP). Realiza pesquisa de campo junto  a evangélicos há mais de 10 anos. É autor, entre  outros trabalhos, de Entre a Religião (Recriar, 2019). É diretor do Observatório Evangélico e professor no Instituto Europeu de Design (IED) e na Faculdade Santa Marcelina. Realiza pesquisas e consultoria sobre comportamento político e  opinião pública.

 

 

Produtos visitados