Combo Fundamentalismo

0 Opiniões

Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível
Sinopse

O magistério da saúde avisa:

evite o fundamentalismo.

O magistério da saúde alerta:

o fundamentalismo é tóxico.

O magistério da saúde adverte:

o fundamentalismo é contagioso.

{José Lima Júnior, do texto do posfácio}

 


Este livro foi escrito com o objetivo de ajudar outras pessoas que, como eu, fizeram e estão fazendo esta jornada de libertação, pela graça e misericórdia de Deus, para longe desta piedade pervertida e em direção a uma verdadeira piedade cristã. Se você, meu leitor, não se encontra nessa situação, se minhas palavras até agora só lhe provocam indiferença, este livro não foi escrito para você. Entretanto, se você, meu leitor, indivíduo singular e único, se sente aturdido ou intrigado por estas palavras, então prossiga. Se estas palavras aquecem o seu coração por lhe trazer a esperança de uma resposta firme e poderosa que ajude você em suas angústias atuais, é porque este livro foi escrito para você. E se, por outro lado, estas palavras lhe trazem uma profunda irritação e deixam você nervoso, talvez este livro também possa ajudar se você tiver a coragem de continuar lendo. Parece-me uma proposta razoável. Que mal poderia fazer a você? Desde quando a leitura e a troca de ideias, o diálogo e o embate de opiniões se tornou algo nocivo à vida espiritual? Se alguém algum dia lhe convenceu disso, essapessoa não pensava no seu bem e, portanto, ela não é de confiança.

Ricardo Quadros Gouvêa

 


Fundamentalismo religioso e política: perspectivas escatológicas a partir de uma teologia crítica articula três importantes conceitos. Primeiro, definição e caracterização geral do fundamentalismo religioso, como entrelaçamento entre fé e política; segundo, a compreensão de que teologia é política e que a política carrega elementos religiosos; e terceiro, uma discussão crítica a respeito da apocalíptica e da escatologia, em contraposição às interpretações dominantes do Apocalipse de São João. Como contexto, analisa o comportamento dos cristãos e cristãs evangélicos brasileiros durante a pandemia da SARS-CoV-2, tomando como referências a leitura fundamentalista da Bíblia, a realidade social e uma teologia crítica. Ivan Martins. O fundamentalismo que invadiu, dominou e nos roubou a fé evangélica é uma perversão da verdadeira piedade cristã. Tal perversão pode ser descrita, de forma resumida, por meio de dois pecados teológicos capitais; duas inversões, por assim dizer: a primeira é a troca de Jesus Cristo, Senhor da Igreja, pela Bíblia [...] Como se isso não bastasse, esta inversão é acompanhada por uma segunda inversão ainda mais hedionda: a troca da Bíblia pelo sistema de doutrinas [...] Fundamentalismo religioso e política: perspectivas escatológicas a partir de uma teologia crítica é um livro que recomendo; uma ótima leitura que serve como medicina para o tratamento daqueles que estão buscando recursos para se libertarem do fundamentalismo, porque este já não lhes serve de amparo, e anseiam por reconstruir a fé [...]. Ricardo Gouvêa.


Creio que, de fato, os vários olhares e as vozes críticas das autoras e dos autores que aqui se dispuseram ao debate sobre os fundamentalismos que nos desafiam cotidianamente têm muito a contribuir para a descoberta de um caminho espiritual que ajude a encontrar um sentido profundo para a vida. Caminho que incentive a contemplação de tudo o que existe e leve à reverência à criação, que nos faça participantes da salvação do mundo pela vivência da caridade e que não nos deixe perder a esperança de que dias melhores virão.

Avaliações

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Sobre o autor

Produtos visitados