Rimonim - Suzana Chwarts e Lucas Merlo (orgs.)

1RE211F5
0 Opiniões
Disponibilidade: Imediata

Por:
R$ 64,90

R$ 62,95 à vista com desconto Pix - Vindi
 
Simulador de Frete
- Calcular frete
Sinopse

O acesso ao texto bíblico – longínquo e sacralizado – impõe limites à pesquisa e limitações ao pesquisador. No diálogo entre comentador e texto, têm papel decisivo a erudição particular e a sensibilidade do pesquisador: quanto maior o esforço pela erudição, mais aprofundado o comentário; quanto maior a sensibilidade do pesquisador, mais significativo e nuançado o seu teor. É este caráter da Bíblia Hebraica – o de estar sempre aberta à descoberta e a novas interpretações – que tem suscitado a demanda de abordagens inovadoras para seu estudo. Os estudos que integram esta coletânea revelam, em sua diversidade temática, a complexidade dos estudos críticos e interdisciplinares da Bíblia Hebraica, ao colocar em relevo as múltiplas vertentes desse universo investigativo, evidenciadas pelos diferentes percursos analíticos adotados por este grupo de pesquisadores que, sob a orientação da Profa. Dra. Suzana Chwarts, defenderam teses e dissertações na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. A coletânea se intitula rimonim – romãs em hebraico – pelo fato de a romã representar fecundidade, vitalidade e permanência na cultura do Israel bíblico, e constituir, em vista disso, um rótulo eloquente para o impulso intelectual que norteia os estudos críticos da Bíblia Hebraica na Universidade de São Paulo.

 

Ficha Técnica
Código1RE211F5
código de barras9786553720084
CategoriaCatálogo
MarcaRecriar
DisponibilidadeImediata
Avaliações

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Sobre o autor

 

Organizadores:

 

Suzana Chwarts: Pesquisadora e professora livre-docente de Estudos da Bíblia Hebraica na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e autora dos livros “Uma visão da esterilidade na Bíblia Hebraica” e ‘Via Maris: textos e contextos da Bíblia Hebraica”.

 

Lucas Merlo: Doutorando em Teologia (PUC-PR), Mestre em Ciências da Religião com ênfase em Literatura e Religião no Mundo Bíblico (UMESP), Bacharel em Teologia (FTBSP). Organizador das obras “O ser humano no Antigo Testamento: ensaios de antropologia bíblica” e “O livro de Jó: leituras e reflexões”, ambos pela Editora Recriar.

 

Autores:

 

André Kanasiro: Mestrando em Letras Estrangeiras e Tradução pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Ciências Biológicas (2017) pela mesma instituição. Especialista em estudo literário de narrativas do hebraico antigo (inserir instituição).

 


Carlos Augusto Vailatti : Doutor em Estudos Judaicos, com concentração em Estudos da Bíblia Hebraica, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) – Departamento de Letras Orientais (DLO) – da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Teologia, com especialização em Teologia Bíblica, pelo Seminário Teológico Servo de Cristo (STSC). Graduado em Teologia pela Faculdade Betel / Instituto Betel de Ensino Superior (IBES) e pela Escola Superior de Teologia (EST). Professor do Seminário Teológico Evangélico do Betel Brasileiro (STEBB) e no Seminário Teológico Servo de Cristo (STSC). É biblista, hebraísta e teólogo.

 


Carolina Alvino Fortes de Jesus: Mestra em Estudos Judaicos e Árabes pelo Departamento de Línguas Orientais da Universidade de São Paulo (DLO-USP). Bacharela e Licenciada em História pela mesma instituição. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Bíblia Hebraica, Isaías, Ezequias, Lachish e Senaqueribe.

 


Edson M. Nunes Júnior:  Pós-doutorando em Estudos Judaicos pela University of California, Berkeley. Doutor em Estudos Judaicos e Árabes e Mestre em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Teologia e Letras e Especialista em Teologia Bíblica pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), no qual é docente do curso de Bíblia Hebraica.

 


Jayme Alves Moreira: Doutorando e Mestre em Estudos Judaicos e Árabes e graduado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de ensino fundamental II e médio – EE Presidente Kennedy e professor de ensino fundamental II e médio – EMEF 22 de Março.

 


Karina Santos de Oliveira: Mestra em Letras pelo Programa de Pós-‑Graduação em Estudos Judaicos e Árabes da Universidade de São Paulo (USP). Bacharela e licenciada em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da mesma instituição. Especialista em História da Arte pela Faculdade Paulista de Artes (FPA). Gestora do Memorial do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).

 


Lucas A. Iglesias Martins: Doutor e Mestre em Estudos Judaicos (Bíblia Hebraica) pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), no qual atua como docente do curso de graduação em Teologia.

 

Luciano Geraldo Mateus da Silva: Especialista em Interpretação Bíblica e graduado em Teologia e Letras-Inglês pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Tem experiência na área estudos literários da Bíblia Hebraica, atuando principalmente nos seguintes temas: Narrativas Bíblicas e Intertextualidade na Bíblia Hebraica.

 

 

Manu Marcus Hubner: Pós-doutorando pela Universidade de São Paulo. Doutor em Letras – Estudos Judaicos e Árabes e Mestre em Letras – Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador de Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo (CEJ-USP).

 


Quéfren de Moura: Doutoranda do curso de pós-graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Mestra em Letras (Estudos da Tradução) pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Bacharela em História pela FFLCH-USP e licenciada em História pela Faculdade de Educação (FEUSP) da mesma universidade. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Pesquisa mulheres e o feminino na Bíblia hebraica.

 

 

 

Produtos visitados