Pensamento crítico e profecia - Allan Coelho e Jung Mo Sung

RE2112F07
0 Opiniões
Disponibilidade: Imediata

Por:
R$ 39,90

R$ 38,70 à vista com desconto Pix - Vindi
 
Simulador de Frete
- Calcular frete
Sinopse

Walter Benjamin, filósofo alemão cuja obra impacta o pensamento crítico até os nossos dias, impressiona pela proposta teórica e pela diversidade de recepções. Neste livro temos como o condutor três pressupostos: primeiro, o tema da crítica do capitalismo como religião perece-nos um eixo que atravessa os escritos de Benjamin. Segundo, a melhor maneira de compreender a complexidade teórica do autor é seguindo o método proposto na sua também célebre Tese I, de “Sobre o Conceito de História”, na qual a gura do anão mestre de xadrez e o autômato que vencem as partidas expressa a necessária relação entre teologia e materialismo histórico para a vitória das vítimas que historicamente anseiam a vida. Terceiro, uma revisão crítica da autoimagem da modernidade como uma sociedade desencantada, arreligiosa e secularizada, no sentido de que o capitalismo, como uma expressão social de um sistema econômico moderno, estaria isento de mitos, da fascinação e da lógica sacrificial religiosa. Tais características provocam uma série de reflexões que não estão esgotadas, e, pelo contrário, convocam outras. Esse é o propósito deste livro: provocar novas leituras de um quadro teórico que sirva para as lutas comprometidas com as vítimas da história, os vencidos por sistemas sociais injustos e opressivos, em sua busca por humanização.

Jung Mo Sung e Allan da Silva Coelho

 

Ficha Técnica
  • Título: Pensamento critico e profecia
  • Subtítulo: 100 anos do "Capitalismo como religião" de Walter Benjamin
  • Autoria: Allan Coelho e Jung Mo Sung
  • Selo Editorial: Editora Recriar
  • Ano da Publicação: 2021
  • Páginas: 160
  • Edição: 1ª Edição
  • Idioma: Português
  • Código de Referência: RE2112F07
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: 16 x 23 cm
  • ISBN: 9788553107919
  • Peso: 302gr
Avaliações

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Sobre o autor

Allan Colheo é licenciado em Filosofia (UniFAI), mestre e doutor em Ciências da Religião (UMESP). Recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese na área Filosofia/Religião em 2015. Fez sua pesquisa de pós-doutorado sob a supervisão de Michael Löwy no CéSor - Centre d'études en sciences sociales du religieux, da École des hautes études en scienses sociales, na França. É professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco (USF). Tem se dedicado à relação entre a formação humana, os modos de ser e o fetichismo. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPQ Fetichismo e Pensamento Crítico e compõe os GPs Religião e Educação e Teoria Crítica e Educação (que integra o GT 17 Filosofia da Educação da Anped). A pesquisa deste livro contou com financiamento da CAPES.

 

Jung Mo Sung é nascido em Seul, Coreia do Sul, em 1957, mudou com a família para Brasil em 1966 e se naturalizou brasileiro. Estudou Administração de Empresas, Filosofia, Teologia e fez mestrado em Teologia Ética (sobre a teologia e a dívida externa) e doutorado em Ciências da Religião (sobre a teologia e economia), e estudos pós-doutorais em Educação (sobre a educação e solidariedade). Casado, tem dois filhos e publicou 20 livros (alguns traduzidos em espanhol, inglês, italiano e coreano) e inúmeros artigos e capítulos no Brasil e no exterior. Deu palestras e conferências em mais de 20 países e é atualmente professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo, onde pesquisa sobre a relação entre religião/teologia-economia-educação.

Produtos visitados