Paulo Freire sempre foi entendido como um dos fundadores da teologia da libertação. Ele mesmo estava consciente disto, particularmente porque a teologia da libertação não significa uma nova disciplina teológica, mas uma nova maneira de fazer teologia. Esta maneira nova nos foi ensinada e vivida antecipadamente por Paulo Freire. Assim, Freire calcou todo seu processo educativo na liberdade/libertação, no amor ao oprimido, na confiança de seu poder de libertação e na esperança de juntos gestarmos uma sociedade na qual não “seja tão difícil o amor”.Paulo Freire é um homem do qual, não só o Brasil, mas toda a humanidade, pode se orgulhar. Ele nos ensinou e nos ofereceu um método de como podemos e devemos nos libertar das opressões para sermos mais fraternos, mais amorosos, enfim, mais humanos e, por isso, mais próximos do Divino.
Leonardo Boff
Organizadores
Leonardo Boff - Educador, teólogo, filósofo e palestrante.
Darcísio Natal Muraro - Filósofo, educador e professor do departamento de educação na Universidade Estadual de Londrina.
André Borges - Educador, fundador da coleção "Em diálogos" e doutorando em educação na Universidade Estadual de Maringá.