Neste livro, apresentamos parte da história do nosso país a partir de um ponto de vista muito particular, o das Assembleias de Deus. Para tanto, exploramos o período compreendido entre 1980 e 1989, ano a ano, mês a mês, baseados no Mensageiro da Paz, o jornal oficial da denominação. Editoriais, notícias, campanhas: tudo está retratado neste livro, que aborda importantes episódios como o fim da ditadura, as eleições constituintes, a promulgação da Constituição Cidadã, a morte de Tancredo Neves, a inserção do “Deus seja louvado” na moeda, até a agenda moralista e a pauta de costumes.
- Título: Ditadura, democracia e fé
- Subtítulo: as ADs e o Mensageiro da Paz
- Autoria: Liniker Henrique Xavier / Marina Santos Corrêa
- Selo Editorial: Editora Recriar
- Data da Publicação: 2021
- Páginas: 432
- Edição: 1ª Edição
- Idioma: Português
- Código de Referência: RE2110F03
- Acabamento: Brochura
- Formato: 16 x 23 cm
- ISBN: 9788553107667
- Peso: 566gr
Liniker Henrique Xavier - Natural de Recife, em Pernambuco, é formado em comunicação social e atua como jornalista desde 2013. É mestre em teologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e doutorando em Ciências da Religião na mesma universidade. Atua na linha de pesquisa Tradições e Experiências Religiosas, Cultura e Sociedade. É membro pesquisador em dois grupos de pesquisas, ambos da Universidade Católica de Pernambuco: 1) Cristianismo e Interpretações; e 2) Estudos Transdisciplinares em História Social. Atua na linha de pesquisa das Tradições e Experiências Religiosas, Cultura e Sociedade. Pesquisador do pentecostalismo, tem dedicado sua trajetória acadêmica à investigação das relações políticas com os movimentos religiosos, especialmente após as eleições presidenciais de 2018. É defensor de uma teologia que brote do chão da terra e que inclua aqueles que estão às margens.
Marina Santos Correa - Doutora e Mestre em Ciências da Religião, na área de concentração Religião e Sociedade – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua como professora colaboradora na Universidade Federal de Sergipe nos programas de pós-graduação em Ciências da Religião – PPCIR e em culturas populares – PPGCULT. Pós-doutoranda no programa de pós graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Pesquisa de pós-doutoramento (PNPD- Capes): As sucessões familiares das Igrejas Assembleias de Deus no Brasil. É pesquisadora do Pentecostalismo Brasileiro; Especialista nas Igrejas Pentecostais das Assembleias de Deus no Brasil. Em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) pesquisa os impactos sociais do pentecostalismo nas comunidades quilombolas nos estados da Bahia e Sergipe. É graduada em Direito e Sociologia e membro do Grupo de Pesquisas Rede Latino-Americana de Estudos Pentecostais (RELEP)