Combo: O fazer da pesquisa vol.1 + O fazer da pesquisa vol.2 + O fazer da pesquisa vol.3

0 Opiniões

Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível
Sinopse

 

Combo: O fazer da pesquisa vol.1 + O fazer da pesquisa vol.2 + O fazer da pesquisa vol.3

O fazer da pesquisa - volume 1 - Ênio Brito

As dissertações, teses e livros, na medida em que chegam perante os olhos de Ênio, tornam-se em suas mãos produções dele, para enorme engrandecimento de quem havia sido deles seu autor e autora. Ele não só descobre, ressaltando tantas vezes o que quem havia escrito possivelmente não houvera notado; ele inventa para dar maior amplitude ao que está lendo, criando tantos "não-sabidos", por "sua capacidade" tão arejada de articular significações, estabelecer nexos, suscitar novos problemas e possibilidades. Pedro Lima Vasconcellos


 

O fazer da pesquisa - volume 2 - Ênio Brito

Este livro abriga surpresas. Talvez a primeira delas seja um saboroso passeio por temas tão interessantes quanto atuais, discutidos e refletidos por diversos autores, pinçados e escolhidos pela sensibilidade do professor Ênio, que já nos mostrou anteriormente essa sua faceta (louvável) de reconhecer grandes méritos em dissertações e teses em que ele contribuiu de alguma maneira.
Sergio Alejandro Ribaric
Os textos que compõem este terceiro volume, na visão do autor, querem ser janelas abertas para uma breve cartografia epistemológica presente nas teses e dissertações analisadas. São textos emblemáticos do diálogo produtivo entre diferentes abordagens da religião, e reveladores do potencial heurístico das pesquisas no campo da Ciência da Religião.
Ênio José da Costa Brito


 

O fazer da pesquisa - volume 3 - Ênio Brito

O fazer da pesquisa em veredas de religião e história: carpintaria de teses sobre religiosidade popular e afrodiaspórica, do professor Ênio José da Costa Brito, é obra que surge de sua longa experiência como docente e pesquisador na pós-graduação. Nela reúnem-se análises de teses e dissertações, cuidadosamente comentadas pelo autor a partir das notas elaboradas para arguição nas bancas examinadoras das quais participou; sob o aspecto temático, são pesquisas que se referem principalmente às religiões afro-brasileiras e práticas religiosas populares, as quais se mostram reveladoras de dinâmicas socioculturais frequentemente invisibilizadas: sob o aspecto metodológico, permitem discutir perspectivas como a cultura material, a relação história/memória, o fazer estético, a Teoria Pós Colonial, a cosmo-percepção dos afrodescendentes, a renovação dos estudos sobre temática afro-brasileira. Quanto ao livro, oferece ao leitor generosamente um método de leitura, em termo caro ao autor, uma carpintaria da leitura. Claudio Santana Pimentel Doutor em Ciência da Religião

Avaliações

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Sobre o autor

Nasceu em Virginia (MG). Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Professor Titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da PUC-SP. Vice-Coordenador do Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora. Pós-Doutor em História, pesquisa religiosidade popular e religiões afro-brasileiras à luz da Teoria Pós-Colonial. Publicou recentemente Leituras afro-brasileiras em três volumes. É autor de “Veredas interculturais: leituras decoloniais sobre religião, história e literatura” lançado em 2020 pela Editora Recriar.

Produtos visitados