PRÉ-VENDA: Racismo e Teologia - Willie James Jennings
Simulador de Frete
- Calcular freteEsta obra de Willie James Jennings oferece uma análise profunda e crítica sobre como o cristianismo ocidental se entrelaçou com os projetos coloniais e raciais da modernidade. O autor faz uma leitura contundente da tradição teológica cristã ocidental ao demonstrar como ela se constituiu, historicamente, em estreita associação com os processos de colonização e racialização. Jennings argumenta que a teologia cristã, ao ser moldada pelo imaginário imperial europeu, desvinculou a fé de dimensões como o corpo, a terra e a comunidade instaurando uma visão desencarnada e desfigurada da relação entre Deus e a humanidade. Esse processo emergiu em uma identidade cristã eurocentrada, excludente e alienante, que legitimou a desumanização de povos indígenas e africanos e sustentou as estruturas do racismo moderno.
Com grande sensibilidade, o autor reconstrói uma genealogia teológica que evidencia como a cristandade moderna, ao ser instrumentalizada pelo poder colonial, perdeu sua vocação encarnacional. Além disso, ao longo do livro, Jennings convoca a teologia a reencontrar seu lugar no mundo a partir da reconciliação, da relacionalidade e do pertencimento, particularmente nas experiências e resistências das comunidades historicamente marginalizadas. Assim, esta é uma obra indispensável para quem busca pensar uma teologia pós-colonial comprometida com a justiça racial.
André Yuri Abijaudi
Editor da Editora Recriar
- Autoria: Willie James Jennings
- Selo Editorial: Editora Recriar
- Idioma: Português
- Acabamento: Brochura
- Formato: 16 x 23 cm
- ISBN: 9786553721647
- Título: Racismo e Teologia
- Subtítulo: os fundamentos raciais no imaginário cristão
- Data da Publicação: 2025
- Páginas: 472
- Edição: 1ª Edição
- Código de Referência: RE2506F01
Willie James Jennings
é teólogo, professor, escritor estadunidense e uma das vozes contemporâneas mais importantes, especialmente pelo trabalho referencial nas áreas de teologia, raça, colonialismo e formação cristã. Ele é professor associado de Teologia Sistemática e Africana-Americana na Yale Divinity School, prestigiada instituição teológica dos Estados Unidos. Antes de Yale, Jennings lecionou por mais de duas décadas na Duke Divinity School, onde também atuou como decano acadêmico. Ele é pastor ordenado natradição batista.