Esta obra celebra a literatura de Carlos Nejar, o Poeta do Pampa.
Quinto ocupante da cadeira nº 4 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 24 de novembro de 1988, Nejar acumulou diversas honrarias, entre elas, em 1970, o Prêmio Jorge de Lima, pelo livro Arrolamento, concedido pelo Instituto Nacional do Livro; em 1979, seus poemas foram gravados para a Biblioteca do Congresso, em Washington (EUA); em 2010, recebeu a mais alta condecoração do Rio Grande do Sul, ¿A Comenda Ponche Verde¿; na conclusão da preparação desta obra, Nejar foi agraciado com o Prêmio Lygia Fagundes Telles, concedido pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro.
Em três ocasiões, a casa de Machado indicou Nejar para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura da Academia Sueca (Svenska Akademien).
Sua obra é vastíssima. Poucos escreveram tanto e tão bem. Sélesis (1960) foi seu primeiro livro de poesia, seguido por Livro de Silbion (1963), Livro do Tempo (1965), O Campeador e o Vento (1966) e Danação (1969). Após a década de 1960, Nejar continuou sua intensa e homenageada produção literária e escreveu contos, ?ficção, romance, novelas, literatura infantil e, especialmente, poesia. Entre seus principais trabalhos, podemos destacar Poço do Calabouço (1974), Memória do Porão (1985), A idade da aurora (1990), Evangelho Segundo o Vento (2002) e Os Viventes (1979; 2011), grande parte desses foram contemplados nesta obra.
- Título: Carlos Nejar e o sagrado
- Subtítulo: aspectos literários, espirituais e proféticos
- Organizador (es): Kenner Terra / Davi Lago
- Selo Editorial: Editora Recriar
- Data da Publicação: 2022
- Páginas: 134
- Edição: 1ª Edição
- Idioma: Português
- Código de Referência: RE2210F01
- Acabamento: Brochura
- Formato: 14 x 21 cm
- ISBN: 9786553720701
- Peso: 182gr
Organizadores
Kenner Terra é teólogo e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), docente na graduação em Teologia e no Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões (mestrado e doutorado) da Faculdade Unida de Vitória, coordenador do Grupo de Pesquisa Linguagens da Religião (FUV), secretário da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB), curador no Observatório Evangélico. É escritor, pastor e, por graça, amigo do Poeta do Pampa.
Davi Lago é ensaísta e coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Teoria do Direito e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) com especialização em Storytelling e Transmídia pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Realiza pesquisa em Direito e Literatura desde 2009. Editou o tabloide cultural A Distopia (2013-2015) com apoio da Academia Mineira de Letras. Apresentador do programa Futuro Imediato da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp/TV Cultura).