Combo Personalizado
Seguindo o traçado de Jon Sobrino, Alonso Gonçalves enfatiza o caráter histórico da pessoa de Jesus e do Reino de Deus, o qual ocorre pelos marginalizados e oprimidos. Sua palavra chave é o companheirismo. Com isso, o autor propõe a construção de uma cristologia que seja capaz de transcender os limites do dogma. Isso é rompimento, daí o discurso profético de Alonso Gonçalves, o qual dialoga com a sedimentação dos postulados da cristologia dogmática e que se perdeu na falta de sentido como um discurso hermético.
Alonso Gonçalves é polêmico, instigante e perspicaz. Compreende que a teologia protestante precisa recuperar o diálogo com a teologia católica, que encontrou, por meio de Jon Sobrino, o companheirismo. Cristo companheiro e solidário, como desafios à vivência das virtudes e esperança. Esta obra propõe um Jesus presente, amigo e companheiro.
Natanael Gabriel da Silva Doutor em Ciências da Religião (UMESP) e Professor na Universidade do Estado de Mato Grosso
Afinal, onde está Deus diante do mal, do sofrimento do mundo, do meu sofrimento? Seria Deus omisso, ou um sádico castigador? Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas? Essas perguntas me acompanharam por um bom tempo. Não mais! Nesta obra vamos juntos percorrer a jornada que conduzirá ao encontro com as respostas à essas inquietações a partir da Teologia da Esperança do célebre teólogo alemão, Jürgen Moltmann, sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, que do alto dos seus 95 anos e ainda em plena atividade, é considerado o maior teólogo protestante vivo. Convido você a descobrir o Deus que, pela encarnação e paixão de Cristo, sofre, sente todos os gritos, todas as lágrimas, a solidão, o abandono, a própria morte. O Cristo crucificado é o próprio Deus vivendo a vida humana com todas as suas mazelas e misérias. Não há dor humana que não seja também dor de Deus. Mas o Cristo que sofreu e foi crucificado, ressuscitou. As forças da injustiça, do desamor e da morte não prevaleceram. O Reino de Deus não é um evento a ser aguardado de maneira passiva. É aqui que devemos manifestar e anunciar esse Reino numa esperança ativa, engajada, numa escatologia não só para a eternidade, mas para já! Além dessas questões, no final do livro há uma entrevista exclusiva concedida por Moltmann sobre esperança e sofrimento nos dias de hoje.
Fé, obediência, visão focada na promessa de Deus são características que funcionavam como se fossem uma segunda pele de Josué e um verdadeiro desafio para nós. No entanto, Josué não nasceu pronto. Aceitou o desafio do chamado de Deus e aprendeu a servir e a estar disposto a se transformar: servir a Deus exige mudança de vida! Nos nove capítulos desse livro, os leitores serão apresentados a inúmero e importantes personagens que nos ajudarão a compreender não somente o livro de Josué, mas, também, a responder uma importante e fundamental pergunta – o que posso fazer para viver segundo o coração de Deus?
Os períodos persa e helenista encontram-se no centro dos debates atuais em torno da datação dos textos bíblicos. Nesta coleção de estudos, Israel Finkelstein esboça um argumento inteiramente apoiado em dados arqueológicos para uma data mais tardia do que a tradicionalmente defendida para partes dos livros de Esdras, Neemias e Crônicas. Finkelstein trata de tópicos-chave, tais como a lista dos repatriados, a construção da muralha de Jerusalém, os adversários de Neemias, as genealogias tribais e a expansão territorial de Judá no Segundo Livro das Crônicas. Ele postula que as realidades geográficas e históricas ocultas por trás de pelo menos partes desses livros ajustam-se ao período hasmoneu no final do século II a.C. Seis ensaios publicados anteriormente são complementados por mapas, material arqueológico atualizado e referências a recentes publicações em torno dos tópicos em questão. Esta é uma obra de referência essencial para estudantes e estudiosos do antigo Israel e da arqueologia.
O Cristo que cada um de nós experimenta é, também, o Cristo que cada um de nós testemunha. Neste sentido, o Cristo é um acontecimento sempre singular. Neste texto, então, você vai experimentar e testemunhar duas singularidades impactantes: a do Cristo e a do Caio.
Felipe dos Anjos
Gente que ama e que se compadece: este escrito é para vocês.Ele nasce do chão da vida que temos caminhado e da história que temos costurado. A vida de pessoas como nós, que pegamos trem e ficamos em pé em quase todos os horários, que ficamos travados na porta do banco algumas (muitas) vezes, que fomos e somos rejeitados emocionalmente, que tivemos dificuldades de enxergar Deus em nós. Carregamos inúmeras histórias racistas em nossa pele, mas não queremos resumir nossa espiritualidade por histórias de dor. Queremos ir além do que a sociedade nos impõe, pois somos pessoas dignas de Cristo. Que este livro ajudea extirpar o racismo das nossas comunidades de fé, a partir da fé cristã exercida numa prática pastoral antirracista.Que nossas vozes endossem outras vozes, no poder do Espírito que gera comunhão, libertação, cura e evangelização. Que nossos corpos sejam libertos do racismo e isso afete diretamente o trabalho da igreja brasileira. Que sejamos, todas e todos, pastoras e pastores do nosso povo, no nosso tempo, enquanto houver tempo. O longe está perto, é tudo para ontem. Agora, vamos!
Código | 537 |
Categoria | ANIVERSÁRIO RECRIAR |