Águas para a vida! - Elias Wolff (org.)

0 Opiniões
Disponibilidade: Imediata
 
Simulador de Frete
- Calcular frete
Sinopse

Urge uma "conversão ecológica global" (Papa Francisco) para o uso e o cuidado responsável da água... O ponto de partida é a afirmação da água como "dom", portanto, gratuita na recepção e com igual gratuidade deve ser distribuída e utilizada. Os custos necessários para isso não justificam transformar esse dom em mercadoria. Tal postura é possível como ato de fé na existência de um Criador que concede o dom da água e a nossa responsabilidade de cuidar desse dom.

Por isso afirmamos: ele é "direito humano". Na verdade, esse direito não é apenas dos humanos, mas de todas as criaturas que necessitam de água para sobreviver. Então a água é também um "bem comum". Isso tem diferentes significados: de pertença a todas as criaturas e também como algo que nos acomuna. A água é um elemento presente em praticamente todos os seres vivos na face da terra, de modo que é algo que nos vincula numa fraternidade criatural. A água tem um "valor múltiplo" e também "uso múltiplo": biológico, social, ambiental, simbólico, religioso, cultural, paisagístico, turístico... E a água ainda tem dimensões econômicas, políticas e de poder. Controlar a água é ter poder sobre os demais seres vivos. Distribuir a água com justiça é fazer justiça à vida de todos os seres vivos do planeta.

 

Avaliações

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Sobre o autor

Elias Wolff:
Possui graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1993), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santa Cruz (1999) e doutorado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (2000). Foi professor titular do Instituto Teológico de Santa Catarina-ITESC e da Faculdade Católica de Santa Catarina - FACASC (2001-2015); foi professor titular na Faculdade de Filosofia da Fundação Educacional de Brusque - FEBE (2001-2006). Atuou como professor contratado no Centro Interdiocesando de Teologia de Cascavel - CINTEC; foi criador e Coordenador do Núcleo de Diálogo Ecumênico e Interreligioso do ITESC/FACASC; foi assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o diálogo ecumênico e interreligioso (2008-2014). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Eclesiologia, Teologia Ecumênica e Teologia das Religiões, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: eclesiologia, missiologia, graça, cristologia, pneumatologia, sacramentos. Atualmente, atua no Programa de Pós Graduação em Teologia (PUCPR); é Coordenador do Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da PUCPR; é Lider do Grupo de Pesquisa Teologia, Ecumenismo e Diálogo Interreligioso da PUCPR; é Coordenador da Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. Membro da Rede Ecumênica da Água (Conselho Mundial de Igrejas). 

Produtos visitados