A tebas de cem portões - José Weber; Aguinaldo Pavão; Jorge Prado; Marcelo Rosa; Rogério Filho; Antoniassi (org)

0 Opiniões
Disponibilidade: Imediata

Por:
R$ 59,90

R$ 58,10 à vista com desconto Pix - Vindi
 
Simulador de Frete
- Calcular frete
Sinopse

O mundo como vontade e representação, obra magna de Arthur Schopenhauer, é um empreendimento filosófico que busca estabelecer uma compreensão global da realidade, em que o múltiplo e o diverso são explicados como uma variação fenomênica de um único princípio metafísico: a vontade. A descrição pungente do caráter trágico da vida, o implacável pessimismo, a animosidade e ao mesmo tempo proximidade com a religiosidade, as críticas incisivas àqueles que Schopenhauer identificou como seus antípodas filosóficos, o elogio da arte e o reconhecimento da sua insuficiência, o ponto de contato com as ciências naturais, a junção destes entre outros elementos faz de sua filosofia uma filosofia de múltiplas tendências e visões. Os textos desta coletânea aderem à sugestão de Schopenhauer segundo a qual a sua filosofia poderia ser vista como a Tebas de cem portões: por todos os lados e, através de cada um deles, atinge-se o centro da sua filosofia por um caminho direto. 

 

Ficha Técnica
  • Título: A tebas de cem portões
  • Organizador (es): José Weber / Aguinaldo Pavão / Jorge Prado / Marcelo Rosa / Rogério Filho / Antoniassi
  • Selo Editorial: Editora Recriar
  • Ano da Publicação: 2020
  • Páginas: 238
  • Edição: 1ª Edição
  • Idioma: Português
  • Código de Referência: RE2008F06
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: 16 x 23 cm
  • ISBN: 9786586242256
  • Peso: 437gr
Avaliações

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Sobre o autor

Aguinaldo Pavão:
Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do curso de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Filosofia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Suas pesquisas e publicações versam sobre filosofia moral e política e tópicos existenciais em Montaigne, Hobbes, Hume, Kant e Schopenhauer. É autor do livro O mal moral em Kant (Editora CRV, 2011).
Email: apavao@uel.br

Amanda Oshiro Costa:
Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduada em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Marília. Tem interesse pelos temas do ceticismo, niilismo, liberdade vs. determinismo, filosofia da arte, estética e metafilosofia. Atualmente seus autores de interesse são Nietzsche, Schopenhauer, Cioran e Wittgenstein.
Email: costa_amanda@rocketmail.com

André Felipe do Nascimento:
Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Filosofia pela UEL. Advogado graduado em Direito pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Suas pesquisas são na área de Ética e Filosofia Política, especialmente direcionadas para o pensamento de Arthur Schopenhauer.
Email: andrefnasc20@gmail.com

Camila Berehulka de Almeida:
Doutoranda em filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em filosofia pela mesma instituição. O tema de sua pesquisa é o vínculo entre a metafísica do belo e a ética da filosofia de Schopenhauer. É ilustradora e artista plástica.
Email: camila.berehulka@uel.br

Ednilson Bernardo Antoniassi:
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É especialista em História econômica pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina. Estuda questões relativas à liberdade e negação da vontade na filosofia schopenhaueriana.
E-mail: ednilsonantoniassi@hotmail.com

Jorge Luis Palicer do Prado:
Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisa o desenvolvimento histórico do problema da analogia entre o micro e o macrocosmo, bem como o seu significado filosófico na metafísica da vontade de Schopenhauer, sobretudo em suas interconexões com filosofia antiga e com as ciências biológicas, especialmente a fisiologia e a anatomia comparada.
E-mail: jorge.p.prado@hotmail.com

José Fernandes Weber:
Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do curso de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Filosofia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Suas pesquisas e publicações versam sobre estética, antropologia filosófica e filosofia da educação, com destaque para as filosofias de Nietzsche, Sloterdijk, Heidegger e Eugen Fink. É autor do livro Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche (EDUEL, 2011).
Email: jweber@uel.br

Juliana Cuenca:
Mestra em Filosofia Contemporânea pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui especialização em filosofia moderna e contemporânea e graduação em Filosofia também pela Universidade Estadual de Londrina. Sua pesquisa é voltada para a obra do filósofo Arthur Schopenhauer, com interesse especial sobre o tema da necessidade metafísica do ser humano.
Email: cuencajuliana@hotmail.com

Marcelo Ribeiro Rosa:
Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutorando em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (USP). Pesquisa as relações entre as concepções de tragédia e história no pensamento de Schopenhauer e suas conexões com o niilismo schopenhauriano.
Email: marceloribeirorosa35@gmail.com

Rafael Ramos da Silva:
Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2019), e Graduado em Filosofia pela mesma Universidade (2016). Pesquisa especialmente nas áreas de ética e epistemologia. Principais autores de interesse são Schopenhauer, Kant e Nietzsche.
Email: ramos.rfilosofia@gmail.com

Rogério Moreira Orrutea Filho:
Mestre e doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor de Filosofia do Direito na Faculdade Dom Bosco. Suas pesquisas pessoais e trabalhos publicados são predominantemente voltados aos campos da Ética, Filosofia Política e Filosofia do Direito, e têm como principais objetos de apreciação questões como a fundamentação moral da propriedade privada, livre-arbítrio, individualidade, dignidade humana e justificativa moral do direito de punição.
Email: rogeriomofilho@gmail.com

Vilmar Debona:
Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), professor da área de Ética no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cofundador e editor-chefe da Voluntas: Revista Internacional de Filosofia; membro-associado da Schopenhauer-Gesellschaft (Frankfurt a.M.) e da sua Seção Brasileira; pesquisador colaborador do Centro Interdipartimentale di ricerca su A. Schopenhauer e la sua Scuola (Lecce). No biênio 2017-2018 coordenou o GT Schopenhauer da ANPOF e compõe o seu núcleo de sustentação. É líder do GPEM - Grupo de Pesquisa “Moralidade, Literatura e Sociedade” (UFSC/CNPq). Entre suas publicações, além de vários artigos, estão: Schopenhauer e as formas da razão (Annablume, 2010) e A outra face do pessimismo: caráter, ação e sabedoria de vida em Schopenhauer (Loyola, 2020).
E-mail: v.debona@ufsc.br

Produtos visitados